Lanches Saudáveis

Exmos. Srs.  Encarregados de Educação,

O Sintra Cresce Saudável – projeto de promoção de estilos de vida saudáveis em contexto escolar, consiste num projeto de intervenção, assente numa metodologia de investigação participada de base comunitária, que está a intervir ao nível da comunidade escolar, incluindo os alunos, famílias, docentes e pessoal não docente e priorizando três eixos: Currículo Escolar, Atividade de Enriquecimento Curricular – Saúde na Mesa e Ambiente Alimentar Escolar. Envolve uma parceria com a câmara municipal, várias instituições do ensino superior e outras entidades oficiais. Dada a pertinência da temática e acreditando que a escola assume um papel determinante da promoção da saúde das crianças e jovens, foi entendimento do agrupamento assumir este compromisso desde a sua génese e acolher o projeto piloto. Avançámos de forma pioneira para a criação de uma AEC Saúde na Mesa (somos exemplo único no país) e o desenvolvimento de uma política de lanches escolares. Os resultados dos trabalhos no ano letivo 2017-2018 foram tão promissores que entusiasticamente avançámos, sob a forma piloto, para a 2ª fase de implementação do projeto, com a inclusão da componente da atividade física. O curso de formação nesta área está a decorrer e brevemente iremos dispor dos resultados da avaliação básica motora dos nossos alunos do 1º ciclo.

Contudo, os resultados de monitorização no âmbito do projeto relativamente ao cumprimento da política de lanches escolares implementada e aprovada em Conselho Pedagógico de não foram animadores. Sabemos que a alteração de comportamentos é um processo difícil e moroso. A evidência e a experiência mostram-nos que é possível. Os resultados obtidos no 1º ano de intervenção também.

Neste sentido, reforçamos a necessidade junto dos Srs. Encarregados de Educação do cumprimento da Política de Lanches do Agrupamento instituída, devidamente aprovada em conselho pedagógico e conselho geral.

A saúde e a educação das crianças são uma responsabilidade de toda a comunidade, pelo que apelamos à V/ colaboração.